quinta-feira, 9 de junho de 2011

'' A vida como ela era''




A primeira vez em que os meus olhos foram de encontro ao CD da Banda Hibernia, a curiosidade tomou conta. Na capa se encontrava os dizeres ‘’ A vida como ela era’’ com um desenho muito curioso. Suas cores vibrantes encantavam. O amarelo, azul e vermelho fazia uma combinação perfeita. O mais interessante era o desenho. Uma praia com um mar azul escuro ao fundo e a areia que tomava quase toda parte do desenho com uma sombrinha vermelha logo acima, onde de dentro dela caiam pingos de chuva. Nunca fui de reparar em capas de CDs, mas esse em especifico tinha me feito refletir o motivo daquela capa ter sido tão enigmática aos meus olhos. Depois de longos minutos tentando desvendar os mistérios que se encontravam através dela, resolvi abrir o CD, ainda curiosa. A capa do disco não falava por si só, o encarte era toda uma história que simbolizava uma linha do tempo lúdica, cheia de elementos infantis ilustrados.
Antes de continuar aquele passeio pelo encarte, resolvi colocá-lo para tocar, talvez as músicas continuassem aquela viagem lúdica, unindo a minha audição e visão em uma combinação perfeita. Logo na primeira faixa do CD que se intitulava de ‘’ A vida como ela era’’ tudo ia ganhando sentido. Sua batida envolvente ia hipnotizando a cada verso. A música tinha letra, tinha história.
‘’Era pra levar a vida como ela era, bela com sintomas de euforia e inocência, pura com sinceridade de criança quieta, espera que depois de tudo no final, alguém escute’’.
Após ouvir o refrão, todas as imagens foram ganhando sentido, a letra falava de infância, da inocência que tem uma criança. Bela, eufórica, que leva a vida sempre com alegria, sem se preocupar com nada, nem ninguém.
Continuando o passeio pela linha do tempo, encontrei uma bíblia que simbolizava o conhecimento, um aviãozinho de papel mostrando a liberdade de ser criança e em seguida um relógio. A próxima música que eu iria ouvir tinha como título ‘’ Além do que se entende’’.
‘’ Sei, nunca é tarde pra voltar à inocência que me fez feliz, e reencontrar sem nem um pudor, motivos para estar em tua presença que me fez tão bem’’.
O som da bateria, guitarra, baixo e teclados, com uma melodia e harmonia envolventes, mostravam ainda mais o que a letra queria mostrar junto ao desenho. Ser criança é uma época da vida que um adulto sempre quis voltar a ser um dia, e o relógio simbolizava essa vontade que o autor das músicas queria mostrar, a vontade de voltar a ser criança, sem nenhum pudor, motivo que o fazia bem.
Parecia que um livro ilustrado estava em minhas mãos. Através das músicas românticas e que em alguns momentos se tornavam nostálgicas, me faziam entrar no encarte do livro e subi no aviãozinho voando pelos desenhos, correndo pela areia da praia e por fim junto à melodia das músicas, dançando junto à clave de sol que representava a música. Era um sol lindo e brilhante que iluminava toda a praia.
O guarda- chuva que desde início não fazia sentido nenhum a meu ver, agora tinha um significado. Ele simbolizava o sentimento infantil de gostar de tomar banho de chuva, e que mesmo tendo um guarda-chuva para se proteger, a criança adorava se molhar e sentir os pingos de chuva em seu rosto, tudo isso ilustrado de uma forma surreal, mas maravilhosa.
 O sentimento do disco era voltar no tempo, era lembrar uma época tão boa da vida de uma pessoa, a infância. No final dessa aventura, as músicas ainda rolavam, mas agora o encarte estava fechado ao meu lado. Não precisava mais dele, deitada na cama, eu criava agora de olhos fechados a minha própria linha do tempo, voltando a ser criança.
 Nunca mais um encarte de CD fez tanto sentido.


Fim!

Larissa Baracho

5 comentários:

  1. eu escrevi aquelas letras, compus aquelas melodias com os amigos da banda e certamente não saberia descrever "A vida como ela era" dessa perspectiva com tanto primor e profundidade. Deve ser por isso que é melhor que os outros falem de nós, sem medo e sem pudor

    ResponderExcluir
  2. Valeu Renatinhooo..se vc e os meninos não tivessem feito com tanto primor o Cd, seria impossível escrever esse texto =)

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto. Mas não poderia ser diferente, pois o tema é incrível: Hibernia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. É uma "Hibernete" mesmo, hein?
    Pra mim a melhor é "Vaidade"!

    ResponderExcluir